terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Feitos à imagem de Deus



Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão”
Criou Deus o homem à sua imagem, 
à imagem de Deus o criou;
homem e mulher os criou.
Genenis  1.26, 27.

Nesse momento Deus decidiu criar o homem!
Deus não nos fez semelhantes às outras criaturas, Ele decidiu imprimir em nós a sua imagem, quis fazer-nos semelhantes a Ele.

O momento que Genesis registra a queda do homem, o pecado de Adão e Eva, que é tão conhecidos por todos nós, Adão e Eva enfrentam uma crise da identidade criada por Deus. Todos conhecemos a história, Satanás apareceu dizendo pra mulher comer do fruto que estava na árvore do centro do jardim, seja maça ou não seja, o fato é que a serpente diz a mulher “quando você comer desse fruto, você será igual a Deus” (Genesis 3.5), e dessa forma Satanás enganou os dois, e eles comeram do fruto.

Quando leio essa história tão conhecida, não fico muito preso ao fato de Adão e Eva terem desobedecido a Deus, claro que desobediência é um problema grave, mas fico mais preocupado com o argumento da serpente “você será igual a Deus”. Como assim será igual a Deus? O homem e a mulher foram criados semelhantes à imagem de Deus, eles já eram parecidos com Deus, não precisavam do fruto para se parecer com Deus.

Hoje em dia, parece que as coisas não mudaram muito. Como cristãos, não atentamos para o fato de que fomos criados à imagem e semelhança de Deus, e muitas vezes queremos produzir essa imagem através dos nossos próprios esforços. Queremos trabalhar, fazer, acontecer tudo para parecermos com Deus, ou parecermos pequenos deuses, sermos o melhor na faculdade, sermos os melhores no trabalho, sermos os melhores em tudo, porém, nada do que possamos fazer vai nos fazer parecidos com Deus, é como comer do fruto proibido todos os dias. 

Adão e Eva não precisavam fazer nada, eles foram criados à imagem e semelhança de Deus, a única coisa que eles poderiam fazer, ou deveriam ter feito, justamente por serem parecidos com Deus, era compartilhar da sua companhia. A leitura dos capítulos iniciais de Genesis nos dá a entender que Deus caminhava pelo jardim na brisa da tarde, e Ele procurava pelo homem, para se relacionar com ele. Mas houve a queda, Adão e Eva caíram na armadilha, e a partir daí, todos nascemos separados de Deus, sem condições de nos relacionarmos com Ele. 

A boa notícia, é que para voltarmos a ser imagem de Deus, Ele mesmo enviou seu Filho ao mundo, para pagar por essa desobediência humana, pagar por essa tentativa do homem de ser independente de Deus. Através da morte de Jesus Cristo, Deus continua caminhando, procurando pelo homem, querendo compartilhar da sua companhia.

Como Adão e Eva, podemos tentar fazer de tudo para merecermos essa companhia, ou para sermos parecidos com Deus, mas estaremos mais uma vez devorando o fruto, tentando produzir com nossas próprias mãos e vontade uma realidade que Cristo já conquistou, somos feitos à imagem e semelhança de Deus. 

Devemos simplesmente, por meio de Jesus Cristo, compartilhar da companhia de Deus, que nos aguarda ansiosamente, com os ouvidos atentos, ou como diz o Salmista, se inclinando para nos ouvir, como um pai atento ao seu filho pequeno que se agacha para ouvir de perto aquilo que ele tem para falar.


@SandroValerius

2 comentários:

Tati! disse...

Buenos dias!

Tenho refletido durante as últimas semanas sobre o: "Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle e o mais Ele fará!"... e fará!

Eu, na minha tranquilidade e consciência de que não darei conta de cuidar de todas as coisas, tenho percebido que Ele está cuidando e ajeitando muitas delas para mim.

É maravilhoso!

Seria melhor ainda que isso ocorresse não por falta de tempo, da minha parte; mas por escolha da minha total dependência.

Atitudes como essa diminuiria consideravelmente a ansiedade do mundo, e as doenças do século.

Boa jornada!!

Isabel Lepsch disse...

É VERDADE TATI! temos q DESCANSAR NELE e permanecer com o coração pacificado na GRAÇA! não damos conta de nada neste mundo agitado de hj...mto stress...temso q aprender a descansar e retirar o superfluo,vivendo o mais simples possível...não vejo mais TV, e curto internet pra conhecer amigos e falar com meu filho q tá em Londres e vai pra Nigéria dia 12/11 com o Leo Rocha co Cam.London...assim me comunico e depois descanso...valeu o TEXTO AMIGO!