segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Decepcionados com Deus

Você pode pensar que a Bíblia apenas conta histórias maravilhosas, onde homens e mulheres são sempre heróis e tudo sempre dá certo, mas não é verdade!



Nem todas as histórias são simples e tranquilas.

São Lucas escreve em seu relato sobre o Evangelho de Jesus a história de dois homens que após a sua crucificação ficaram tão tristes e tão decepcionados que resolveram voltar pra casa, abandonando tudo pelo qual haviam sonhado ao lado dos demais discípulos de Jesus Cristo!

Eles conheciam Jesus como um profeta poderoso em palavras, obras, um Messias enviado por Deus que libertaria sua terra dos domínios do Império Romano. Mas Jesus morreu e eles estavam tão decepcionados que não acreditaram que ele havia ressuscitado. 

Essa maravilhosa história nos diz que Jesus Cristo, que não foi reconhecido, caminhou ao lado deles como um estranho e perguntou sobre toda essa decepção, e depois explicou que o Messias, o enviado de Deus, deveria mesmo sofrer e através dos textos bíblicos mostrou que não só sofreria e seria humilhado, mas para a nossa salvação ele também ressuscitaria. No final da caminhada, Jesus ficou em suas casas até que depois de partir o pão, desapareceu.

Nesse caminho da decepção Jesus se aproximou e caminhou com eles, ouviu suas dúvidas e lamentos, trouxe um aprendizado novo e por fim permaneceu com eles em sua casa. 

Eles estavam decepcionados porque esperavam de Jesus Cristo o que Jesus Cristo nunca disse que faria, isso acontece ainda hoje, muitos de nós nos decepcionamos com Deus. A pergunta é, nos decepcionamos porque Deus pisou na bola ou porque criamos uma expectativa que ele nunca se comprometeu a cumprir?

Eu aposto na segunda opção!

Porém, a dor continua, e o que podemos fazer?
Quem de nós não faz planos?
Namoramos, casamos, compramos carros, viajamos, fazemos faculdade, prestamos concursos, entramos em cursos e em relacionamentos o tempo todo criando expectativas e muitas vezes, cobrando de Deus essas expectativas. E quando tudo dá errado, ficamos decepcionados!

Nesse caminho de decepção quero convidá-lo a crer que você não caminha sozinho, pois Jesus Cristo continua caminhando ao seu lado, mesmo quando você se sente decepcionado. Ele quer ouvir suas queixas e o motivo das suas decepções. Se estiver realmente disposto se prepare para aprender uma linda lição para a sua vida, e para a vida daqueles que estão à sua volta!

É importante saber que a decepção não pressupõe o fim da história, pois a caminhada chegará ao fim e você perceberá que estará muito mais íntimo daquele que é o autor da vida, que morreu e ressuscitou para que eu e você pudéssemos estar à mesa com ele, numa comunhão constante.

Deus o abençoe


@SandroValerius

Essa reflexão faz parte de uma série de mensagens sobre a Decepção. E quero convidá-lo a ouvir toda a mensagem clicando no vídeo abaixo.

Você pode encontrar a história dos dois discípulos que voltavam para suas casas no evangelho de Lucas, capítulo 24, versículos de 13 a35.

6 comentários:

Margareth disse...

Sandro, meus parabéns!! Primorosa a sua idéia em postar todo seu acervo!Continue compartilhando com a gente! Você sabe o quanto gosto da forma como você coloca as suas opiniões. Para as pessoas que acessaram, minha dica: não se satisfaçam com o que está escrito, cliquem no vídeo. O moço tá falando direitinho e os slides são perfeitos!(rs)
Ouvindo esta mensagem, pensei neste Deus, no Seu amor (insondável, incompreensível, inimaginável, infindável...e por aí vai...)o relato no fim da mensagem, num Deus presente, mesmo enquanto murmuramos ou sofremos. Tocante!!!

Ricardo Alniezi disse...

Sandro...
Além de ter ouvido os dois domingos, fiz questão de ver este vídeo novamente...Bela mensagem..e aguardo o ultimo domingo...
Abraços...

Tatiana Ribeiro disse...

Adorei o texto Sandro! As vezes uma decepção é a oportunidade para melhorarmos, para evoluirmos. Beijos

Thamiris Martins disse...

eu li ja faz um tempo, mas voltei pra comentar^^ vc sabe que gosto muito dessa serie de discursos.
E que foram os discursos que mais fizeram com que eu não me afastasse, pelas minhas decepções com a igreja, e talvez até um pouquinho com Deus.
Por isso e por outras razões ou tão grata a vc ^^ e poste os outros temas tbm ^^ são muito bons ;)


bjo tato , te amo!

Brasigrega disse...

Com certeza nós é que criamos muitas expectativas sobre Deus e sobre as coisas que nos cercam. Tudo o que queremos é que as coisas se modifiquem em nosso benefício...Mas, como temos que nos modificarmos, não aceitamos e nos revoltamos como crianças manhosas.
Um abraço,
Sou de S.José do Rio Preto/SP Meus links: http://marciagrega.blogspot.com e http://gregapoemas.blogspot.com

Isabel Lepsch disse...

-"PELA GRAÇA, q nos livra da convivencia c/a culpa,do vício da performance,da necessidade de aceitação,do medo do fracasso,e, da terrível sensação de q mesmo tentando fazer o melhor NADA PARECE SER O BASTANTE!Qdo nós não paramos,o ESGOTAMENTO VAI FAZER C/ Q A GENTE PARE!e isto é bom,pq nos RENOVA e tira muitos VÍCIOS E COMPORTAMENTOS RELIGIOSOS!"