segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Ansiedade!


Pernas inquietas, unhas devoradas, apetites insaciáveis, taquicardia, sono picado, pesadelos esporádicos, dores de cabeça e uma lista que ainda iria longe! Sim, somos uma geração de ansiosos crônicos, daqueles que de somente ouvir tal palavra já sentem a adrenalina sendo injetada no organismo, com pálpebras se abrindo e o medo de não sei o que aparecendo!
Já se sentiu assim?

Eu já!

Não é fácil, não é gostoso, mas para muitos de nós é simplesmente inevitável. Parece que o chip da ansiedade já veio instalado em nós. Aí, prá dar uma relaxada vamos à televisão assistir um telejornal qualquer...socorro! As notícias são um prato cheio para quem gosta de filmes de terror, suspense ou da iminência do fim do mundo. Parece que o mundo todo está em ebulição e, ao assistir a tudo isto pela tv parece que tal ebulição é transferida automaticamente para dentro do nosso peito.

Álcool, drogas, rivotril e um pouco de reza ou oração são usados para resolver o problema.

É interessante notar que, aparentemente, esse não é um problema tão novo assim, pois a Bíblia diz na primeira carta de Pedro, capítulo 5, versículo 7: “Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.” Este texto foi escrito no primeira século da era cristã e já tratava de um tema que agora é recorrente em nosso tempo. 

O texto é claro: 


Lancem sobre Deus a ansiedade,
PORQUE ELE TEM
CUIDADO DE VOCÊS!

A meu ver, o problema da ansiedade crônica do nosso tempo tem a ver com a mensagem individualista que diz que cada um deve viver por si, totalmente responsável pelos seus próprios atos e que ninguém nos ajudará em nada! Ou seja, está TUDO sobre os nossos ombros. Aí vem a Bíblia e diz que o peso deveria estar sobre os ombros de Deus! Sim, de um Deus que quer cuidar da nossa vida e nos convida e deixar com Ele a carga para que possamos desfrutar de uma vida plena e liberta.


Isso inclui tudo. Nossos sonhos, projetos, inquietações, neuras, traumas e esquisitices. Tudo precisa ser lançado para Deus, pois somente Ele sabe cuidar do lixo que guardamos dentro de nós e que vai constantemente apodrecendo nosso caminhar.

Ao ler isto você não ficará menos ansioso. Ao colocar, até mesmo, essa leitura nos braços de Deus vai!


Este é o convite, este é meu desejo. Para mim, para você, para todos nós!
Paz!

Veja outros posts do Marquito no "Blog do Marquito"

3 comentários:

Sandro Valérius disse...

Grande Marquito!

Obrigado por compartilhar essa preocupação tão presente em nossas vidas!
Sigamos confiando nossas ansiedades em Deus, que como Pai, cuida de tudo, tudo mesmo!

Abraços

Marquito disse...

É sempre um prazer poder compartilhar. Me deixa menos ansioso! rsrsrs

Patty Lam disse...

Se Deus não puder cuidar de mim imagine eu?!!!!! rs
As vezes esquecemos disso e nos desesperamos com coisas que nem podemos resolver...
Que nos lembremos sempre de lançarmos nossas ansiedades sobre Ele, pois só Ele mesmo pra cuidar de nós!!!